sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como terminar uma música? Vejam este vídeo.

Vamos apresentar o vídeo "10 maneiras de terminar uma música":




Neste vídeo temos uma música qualquer no tom de Dó Maior, este tom já é clássico em livros musicais por ser o mais simples de ser compreendido. Na verdade o que nos importa são os intervalos das notas, e não o seu tom. Ou seja, qualquer tom pode ser tocado baseado nestes modos do vídeo, apenas se fazendo a correta transposição.

Bom, o vídeo apresenta 10 arpejos para finalizarmos as músicas, eu transcrevi a mão direita de alguns deles para facilitar a leitura. Vejam o primeiro modo, apresentado a partir do tempo 0:20 do video:





Neste primeiro modo temos um arpejo usando a tônica-2ª-3ª e 5ª. No final concluimos com um acorde C9. Vejam que só estou passando a partitura da mão direita, o acorde C9 precisa da nota Dó, que é executada na mão esquerda!
-------------------------------------------------------------------------------

Outro exemplo é o arpejo que aparece no tempo 1:50. Reparem que a música que ele faz é sempre a mesma, o que muda é o arpejo. Eu acho que este é o segundo mais simples que aparece no vídeo todo, só perde mesmo para o primeiro:


Aqui eu coloquei a mão esquerda também, porque é fundamental executar as notas citadas para se ter o efeito que o autor criou.



Bom, os demais exemplos são mais complexos, e exigem que você reveja várias vezes o vídeo até pegar a idéia do autor.
 Feito isto basta treinar nos tons que você quiser e mandar ver nos desfechos de suas músicas!
A partitura acima não necessita ser tocada a risca quanto a questão dos valores das notas musicais, você pode a partir da sequencia de notas criar suas próprias finalizações alterando a duração de cada nota.

Bons estudos!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário